Oftalmologia

A oftalmologia veterinária é uma especialidade da medicina veterinária, que investiga, diagnostica e trata doenças relacionadas ao bulbo ocular e seus anexos (glândulas, pálpebras, e conjuntivas) além das alterações das vias da visão.

Muitas vezes, além de causar dor para o paciente, as doenças oculares podem refletir ou sinalizar outras doenças sistêmicas, que trazem risco à vida dos animais. Com o auxilio do profissional oftalmologista veterinário, estas doenças podem ser diagnosticadas precocemente, aumentando as chances de cura. Nos últimos anos esta especialidade evoluiu de maneira importante e hoje é parte indispensável de qualquer equipe de médicos veterinários.

Os principais sintomas de problemas oculares são olho vermelho, secreção ocular, prurido (coceira), olhos fechados ou piscando excessivamente, desorientação ou insegurança e mudanças no aspecto dos olhos, como aumento de volume do globo ocular.

Em casos de catarata as cirurgias são realizadas com facoemulsificação, método mais seguro e com melhores resultados.

Somente o Especialista em Oftalmologia está apto para realizar os exames mais modernos e interpretá-los, de maneira a diagnosticar o problema do paciente e indicar o melhor tratamento.

Médica Veterinária: Dra. Blanche Dreher Rodrigues – CRMV – PR 12.438

Formada pela UNESP – Universidade Estadual Paulista, Especialização em Oftalmologia Veterinária pela Anclivepa – SP.

Médico Veterinário: Dr. André Tavares Somma – CRMV – PR 10.172

Formado pela PUC-PR – Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Residência em Oftalmologia Veterinária pelo Hospital Veterinário a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Residência em Medicina de Animais Selvagens pela mesma instituição. Atualmente é mestrando no Programa de Pós graduação em Ciências Veterinárias da UFPR.